Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Teclados

( número de produtos: 8 )

Juntamente com o rato, o teclado é um dos acessórios básicos e essenciais de qualquer computador de secretária, utilizado para controlo manual e introdução de dados. Existem três tipos de teclados com base na sua construção e mecanismo de funcionamento: teclados de membrana, teclados de tesoura e teclados mecânicos. Diferem nas propriedades dos mecanismos-chave e no seu modo de funcionamento. Consoante os interruptores utilizados, as teclas têm um tom, um momento de ativação e um volume diferentes. Os teclados também se dividem em teclados que se ligam ao computador através de um cabo ou sem fios.

Qual o teclado de computador a escolher?

O teclado é um dos periféricos básicos, se não o mais importante, que utilizamos no nosso trabalho diário com o computador. Com centenas de milhares de palavras dactilografadas e milhões de cliques, é importante não subestimar a escolha do teclado, para não correr o risco de se sentir desconfortável mais tarde. Ao decidir sobre um novo teclado, existem muitos tipos à escolha, pelo que vale a pena considerar a melhor solução para si.

Em primeiro lugar, a utilização e a ergonomia do teclado devem ser consideradas. Se a sua utilização principal for o trabalho de escritório com muita digitação, é necessário prestar atenção a uma disposição das teclas que seja confortável para o pulso. Os interruptores mecânicos seriam uma boa opção, tornando a experiência de escrita muito próxima da de uma máquina de escrever. Se pretender um teclado silencioso, escolha um teclado com teclas baixas e um curso curto. A presença de botões multimédia será uma grande vantagem, mas a cereja no topo do bolo será o equipamento extra sob a forma de um apoio para as mãos. Olhando para as necessidades dos jogadores atualmente, apenas os teclados mecânicos podem ser considerados. Cliques rápidos e precisos, capacidades adicionais de anti-ghosting e de rolamento de teclas e um design atrativo graças à retroiluminação LED RGB são as principais características de um teclado para jogos moderno!

Outro aspeto a ter em conta é a forma como o teclado comunica com o computador. Ao optar por uma solução sem fios, podemos usufruir da comodidade e do conforto que esta proporciona, ou seja, a ausência de mais um cabo na secretária e a possibilidade de utilizar o teclado a alguns metros de distância do recetor, por exemplo, no sofá em frente à televisão. As desvantagens incluem a necessidade de recarregar ou substituir as pilhas. A ligação por cabo, por outro lado, garante a ausência de interferências, uma ligação estável e a taxa de transferência de sinal mais elevada.

Quando se trata de escolher um teclado para jogos, existem quatro opções de disposição de teclas disponíveis:

  • Teclado completo - com secção de teclado numérico completo e painel de teclas de setas e de função
  • TKL (menos dez teclas) - com um painel de teclas de setas e de função, mas sem teclado numérico. O teclado tem 80% da largura da versão completa
  • 75% de teclado - com setas na secção principal, sem teclado numérico
  • Teclado 60% - apenas com a parte principal (sem painel de setas ou teclado numérico)

Também dividimos os teclados pelo tipo de mecanismo utilizado. Distinguimos principalmente entre teclados mecânicos e de membrana.

Qual é a diferença entre um teclado mecânico e um teclado de membrana??

A escolha do teclado deve basear-se nas preferências e necessidades individuais. Se utiliza o seu computador ocasionalmente, principalmente para navegar na Web ou ver vídeos, um teclado de membrana serve perfeitamente.

A construção de um teclado de membrana é bastante simples - existe uma membrana de borracha com abas entre as teclas e a matriz eletrónica. Quando a tecla é premida, pressiona a patilha, fechando assim o circuito e activando a sua função. A vantagem é que o teclado é silencioso e pode ser leve e fino e, acima de tudo, barato. As desvantagens incluem a vida limitada do teclado (até 10 milhões de cliques), um desempenho de menor precisão, bem como a necessidade de exercer mais força ao premir uma tecla e o seu tempo de resposta mais longo ao premir e um retorno mais lento.

Se é um jogador ou um datilógrafo profissional, a escolha é óbvia. A melhor solução será um teclado mecânico. A sua construção baseia-se num mecanismo separado e num interrutor com uma mola para cada tecla. Isto faz com que este teclado possa durar muitos anos sem qualquer perda de sensibilidade das teclas. Isto também se traduz em velocidade, precisão e longevidade (mais de 50 milhões de cliques). A desvantagem, embora não seja para todos, é o ruído gerado pelo funcionamento intensivo e o estalido caraterístico.

No entanto, nem para todos e nem sempre um teclado mecânico será a melhor escolha, quanto mais não seja devido aos preços mais elevados destes dispositivos em comparação com os teclados de membrana. É certo que o preço mais elevado é acompanhado por interruptores de alta qualidade, elevada durabilidade e uma vida útil mais longa do teclado, o que pode fazer com que seja a escolha mais económica no final, mas a despesa inicial pode ser difícil de engolir.

pixelpixelpixelpixel