Guardar na lista de compras
Criar uma nova lista de compras

Hubs USB

( número de produtos: 12 )

Um HUB é um dispositivo que permite a ligação de mais equipamentos a uma única porta USB. Trata-se, portanto, essencialmente de um divisor, que fornece ao utilizador entradas adicionais. Ao utilizar um HUB ativo, que tem uma fonte de alimentação externa, podemos ligar dispositivos com uma maior necessidade de energia.

Qual o hub USB a escolher - ativo ou passivo?

Um hub USB é um dispositivo que nos permite aumentar o número de tomadas USB disponíveis no nosso computador, oferecendo assim a possibilidade de ligar dispositivos periféricos adicionais. Este separador USB revela-se extremamente útil em situações em que não existem suficientes ranhuras USB livres no computador, uma vez que o seu número é simplesmente limitado e, por vezes, revela-se insuficiente. O número de portas USB adicionais disponíveis depende do modelo selecionado. O hub USB também torna mais cómodo e prático ligar dispositivos ao computador - em vez de ligar cabos, dongles Bluetooth ou cartões de memória diretamente às portas USB da placa-mãe, que se encontram na parte de trás do computador, podem ser convenientemente ligados e desligados sem ter de se curvar ou mergulhar debaixo da secretária. Distribuidor USB colocado no tampo da secretária para fácil acesso e utilização.

O concentrador USB funciona assim que é ligado ao computador, permitindo a ligação de equipamento adicional sem qualquer configuração adicional. No entanto, o tipo e o número de periféricos são cruciais para escolher o divisor correto. A diferença entre um concentrador USB ativo e passivo é a forma como divide a energia entre os dispositivos a ele ligados.

Um concentrador USB passivo é um dispositivo mais simples que se limita a distribuir as tomadas USB disponíveis entre os dispositivos a ele ligados. Não possui características adicionais, como regulação de potência ou proteção contra curto-circuitos e sobretensões, uma vez que a energia que lhe é fornecida provém apenas de uma única tomada. O Hub passivo pode, portanto, suportar dispositivos cujo consumo total de energia não exceda 500 mA. O equipamento periférico que será servido por este tipo de repartidor sem qualquer problema pode incluir m.em.:

  • pendrive,
  • rato,
  • teclado,
  • dongle Bluetooth.

A vantagem desta solução é que não existem cabos, fios adicionais ou a necessidade de aceder a uma tomada eléctrica.

O concentrador ativo USB, por outro lado, graças à sua própria fonte de alimentação externa e à posse de um circuito eletrónico incorporado, permite a regulação e distribuição de energia aos dispositivos ligados. Isto permite ligar mais dispositivos de forma a funcionarem sem problemas em simultâneo, bem como dispositivos com um consumo de corrente superior a 500 mA, sem ficarem sem energia. Muitas vezes, os hubs activos também oferecem características adicionais, como proteção contra curto-circuitos e sobretensões ou carregamento mais rápido de dispositivos. O equipamento periférico que necessita de uma fonte de alimentação adicional mais potente é m.em.:

  • unidade externa,
  • tablet,
  • webcam,
  • scanner,
  • modem LTE.

Se precisar de ligar não apenas uma pen drive ou um rato, mas vários dispositivos USB externos ao seu computador, vale a pena escolher um concentrador USB ativo, uma vez que proporcionará uma ligação segura e de melhor qualidade.

pixelpixelpixelpixel