Ratos
( número de produtos: 30 )O rato é um dispositivo apontador utilizado para mover o cursor no ecrã e, juntamente com o teclado, é um dos acessórios básicos e essenciais de qualquer computador de secretária. Os ratos actuais incluem mecanismos ópticos e laser. Comunicam com o computador através de uma ligação sem fios ou através de um cabo clássico.
G560-Preto | Mouse com fio para jogadores | Mouse para jogos com luz de fundo RGB
X1 | Mouse óptico sem fio para computador de escritório | 800-1600 DPI | Branco
X1-Duplo | Mouse óptico sem fio para computador de escritório | 2,4 GHz + Bluetooth 5.2 | 800-1600 DPI | preto
X1-Duplo | Mouse óptico sem fio para computador de escritório | 2,4 GHz + Bluetooth 5.2 | 800-1600 DPI | Branco
Q5 | Mouse sem fio para computador de escritório | óptico, 800-1800 DPI, 6 botões
Q5 | Mouse sem fio para computador de escritório | óptico, 800-1800 DPI, 6 botões
Q18 | Mouse óptico sem fio para computador de escritório | 1000 DPI | Vermelho
MM1 | Mouse de computador para jogos, com fio, óptico, USB | 800-3200 DPI, 7 botões
- 1
- 2
Que tipos de ratos para computador existem?
Embora o Trackball tenha sido inventado em 1941, foi apenas em 1970 que o primeiro rato baseado num mecanismo de bola e encaixe viu a luz. O boom dos ratos e a sua utilização generalizada só se verificaram em 1983-1984 com a Microsoft e a Apple.
Podemos dividir os ratos para computador por tipo, tipo de tecnologia utilizada.
A década de 1990 e o início do novo milénio foram dos aparelhos esféricos. Com o desenvolvimento da tecnologia e a redução do custo do seu fabrico, os ratos de computador mecânicos, do tipo bola, foram substituídos por dispositivos com sensores ópticos.
Os ratos ópticos continuam a ser produzidos e utilizados atualmente. Estão equipados com LEDs que enviam um feixe de luz para o chão e o sinal refletido é captado por um sensor que lê a posição do rato. A vantagem desta tecnologia é que o rato pode ser utilizado em praticamente qualquer superfície (exceto vidro e espelho), lisa ou rugosa, utilizando ou não um tapete de rato.
O passo seguinte na evolução dos ratos para computador foi o advento dos sensores laser. O princípio é semelhante ao da tecnologia ótica, exceto que o LED foi substituído por um laser, que tem uma sensibilidade e precisão muito maiores.
Os ratos para computador dividem-se em com e sem fios.
Até há pouco tempo, um cabo num roedor parecia uma coisa natural. Ligado a um computador de secretária, proporciona a melhor qualidade de ligação, sem atrasos, com uma frequência de sinal elevada e sem necessidade de carregar ou substituir as pilhas. O desenvolvimento e o advento da conetividade sem fios de alta qualidade tornaram possível eliminar o cabo do rato. Isto tornou possível aumentar o conforto de trabalhar com um computador, especialmente um portátil. Os ratos de computador sem fios utilizam a conetividade por rádio e Bluetooth através de um pequeno recetor que se liga a uma porta USB.
A última divisão dos ratos de computador diz respeito à sua aplicação e utilização.
Em termos gerais, podemos distinguir entre ratos de escritório, de trabalho e de jogos. Os primeiros incluem ratos pequenos, leves e portáteis para utilização em computadores portáteis, ratos ergonómicos concebidos para trabalhar durante horas sem dores nas mãos, bem como dispositivos especializados e programáveis dedicados a designers gráficos e engenheiros.
Os ratos para jogos são dispositivos concebidos para ajudar e melhorar as capacidades dos jogadores. Incluem um sensor de maior resolução, retroiluminação RGB, a possibilidade de programar vários botões adicionais e até o ajuste individual do peso e da distribuição do peso graças a pesos especiais.
Qual o rato de computador a escolher?
Um rato de computador é um dispositivo com o qual passará muitas horas por dia, quer devido ao seu trabalho, quer devido à sua paixão pelos jogos. A sua seleção não deve, portanto, ser confiada ao acaso. A decisão sobre o modelo a utilizar deve ser cuidadosamente ponderada.
Por conseguinte, deve considerar se o rato deve ter um cabo ou se deve ser sem fios. Versão com fios para estabilidade, precisão e ausência de interferências. Devido à falta de uma bateria incorporada, também é normalmente mais leve do que um roedor sem fios. A versão sem cabos, por outro lado, significa menos confusão na secretária e uma mobilidade inegável. No entanto, com esta opção, é necessário ter em atenção o carregamento da bateria e a possibilidade de interferência com a ligação.
Ao escolher um rato para o trabalho, por exemplo, não precisa de retroiluminação RGB, é melhor concentrar-se num design ergonómico e adequado à forma, num sensor ótico preciso e numa boa duração da bateria. Se estiver a utilizar mais do que um computador, será conveniente escolher um rato T-WOLF X1-Dual com modo de ligação variável.
Quando a principal utilização de um rato é para jogos, vale a pena fazer a melhor escolha possível que lhe possa dar uma vantagem no jogo. Aposte num layout de alta precisão e alta resolução, teclas e peso personalizáveis e um design ergonómico. Seja qual for o tipo de aperto que preferir - palma, garra ou ponta do dedo - o seu aperto deve ser o mais seguro possível. A retroiluminação LED é um padrão entre os ratos para jogos - cria um efeito deslumbrante durante as batalhas nocturnas. Escolher um modelo ultraleve T-WOLF G540 não deixará os seus adversários com ilusões.
Qual é a melhor sensibilidade DPI de um rato de computador?
A sensibilidade do rato expressa em termos de DPI (pontos por polegada) é, por outras palavras, a distância que o cursor cobre (o número de pontos, passos) no ecrã quando se move o rato sobre o tapete do rato uma polegada. À medida que a resolução do rato (valor DPI) aumenta, aumenta também a velocidade do cursor no ecrã. Então vale a pena ter o rato mais rápido? Depende. Com um valor de DPI elevado, o rato será mais preciso e a velocidade do cursor pode ser reduzida nas definições do sistema ou do jogo.
Num ambiente de escritório, os valores na gama de 800-1200 DPI serão suficientes, enquanto um nível de precisão mais elevado, de 2000 DPI, será útil quando se trabalha com programas gráficos. Para os jogadores, os fabricantes preparam os dispositivos mais especializados. Uma vez que não existem meias medidas, as resoluções de 5000-6400 DPI são a norma, e os valores que oscilam à volta de 12000 DPI e superiores já não são impressionantes. No entanto, vale a pena referir que, na realidade, provavelmente nenhum de vós utilizará uma sensibilidade superior a 6000. Seria simplesmente impraticável e poder-se-ia mesmo dizer desagradável.